27/02/2025 - Dia 58
total de 4 leituras para este dia
  • Êxodo 10

    1 Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó, porque tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles,

    1 Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó, porque tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles,
    2 E para que contes aos ouvidos de teus filhos, e dos filhos de teus filhos, as coisas que fiz no Egito, e os meus sinais, que tenho feito entre eles; para que saibais que eu sou o SENHOR.
    3 Assim foram Moisés e Arão a Faraó, e disseram-lhe: Assim diz o SENHOR Deus dos hebreus: Até quando recusarás humilhar-te diante de mim? Deixa ir o meu povo para que me sirva;
    4 Porque se ainda recusares deixar ir o meu povo, eis que trarei amanhã gafanhotos aos teus termos.
    5 E cobrirão a face da terra, de modo que não se poderá ver a terra; e eles comerão o restante que escapou, o que vos ficou da saraiva; também comerão toda a árvore que vos cresce no campo;
    6 E encherão as tuas casas, e as casas de todos os teus servos e as casas de todos os egípcios, quais nunca viram teus pais, nem os pais de teus pais, desde o dia em que se acharam na terra até o dia de hoje. E virou-se, e saiu da presença de Faraó.
    7 E os servos de Faraó disseram-lhe: Até quando este homem nos há de ser por laço? Deixa ir os homens, para que sirvam ao SENHOR seu Deus; ainda não sabes que o Egito está destruído?
    8 Então Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao SENHOR vosso Deus. Quais são os que hão de ir?
    9 E Moisés disse: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao SENHOR.
    10 Então ele lhes disse: Seja o SENHOR assim convosco, como eu vos deixarei ir a vós e a vossos filhos; olhai que há mal diante da vossa face.
    11 Não será assim; agora ide vós, homens, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó.
    12 Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão sobre a terra do Egito para que os gafanhotos venham sobre a terra do Egito, e comam toda a erva da terra, tudo o que deixou a saraiva.
    13 Então estendeu Moisés sua vara sobre a terra do Egito, e o SENHOR trouxe sobre a terra um vento oriental todo aquele dia e toda aquela noite; e aconteceu que pela manhã o vento oriental trouxe os gafanhotos.
    14 E vieram os gafanhotos sobre toda a terra do Egito, e assentaram-se sobre todos os termos do Egito; tão numerosos foram que, antes destes nunca houve tantos, nem depois deles haverá.
    15 Porque cobriram a face de toda a terra, de modo que a terra se escureceu; e comeram toda a erva da terra, e todo o fruto das árvores, que deixara a saraiva; e não ficou verde algum nas árvores, nem na erva do campo, em toda a terra do Egito.
    16 Então Faraó se apressou a chamar a Moisés e a Arão, e disse: Pequei contra o SENHOR vosso Deus, e contra vós.
    17 Agora, pois, peço-vos que perdoeis o meu pecado somente desta vez, e que oreis ao SENHOR vosso Deus que tire de mim somente esta morte.
    18 E saiu da presença de Faraó, e orou ao SENHOR.
    19 Então o SENHOR trouxe um vento ocidental fortíssimo, o qual levantou os gafanhotos e os lançou no Mar Vermelho; não ficou um só gafanhoto em todos os termos do Egito.
    20 O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.
    21 Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se apalpem.
    22 E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias.
    23 Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.
    24 Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao SENHOR; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.
    25 Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao SENHOR nosso Deus.
    26 E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao SENHOR nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá.
    27 O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir.
    28 E disse-lhe Faraó: Vai-te de mim, guarda-te que não mais vejas o meu rosto; porque no dia em que vires o meu rosto, morrerás.
    29 E disse Moisés: Bem disseste; eu nunca mais verei o teu rosto.

  • Lucas 13

    1 E, Naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.

    Lucas 13

    Fechar

    1 E, Naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.
    2 E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?
    3 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
    4 E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?
    5 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
    6 E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando;
    7 E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?
    8 E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;
    9 E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.
    10 E ensinava no sábado, numa das sinagogas.
    11 E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.
    12 E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade.
    13 E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus.
    14 E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado.
    15 Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber?
    16 E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?
    17 E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele.
    18 E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei?
    19 É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.
    20 E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus?
    21 É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou.
    22 E percorria as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando para Jerusalém.
    23 E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu:
    24 Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.
    25 Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois;
    26 Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas.
    27 E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade.
    28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.
    29 E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus.
    30 E eis que derradeiros há que serão os primeiros; e primeiros há que serão os derradeiros.
    31 Naquele mesmo dia chegaram uns fariseus, dizendo-lhe: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te.
    32 E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado.
    33 Importa, porém, caminhar hoje, amanhã, e no dia seguinte, para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém.
    34 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?
    35 Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.

  • Jó 28

    1 Na verdade, há veios de onde se extrai a prata, e lugar onde se refina o ouro.

    Jó 28

    Fechar

    1 Na verdade, há veios de onde se extrai a prata, e lugar onde se refina o ouro.
    2 O ferro tira-se da terra, e da pedra se funde o cobre.
    3 Ele põe fim às trevas, e toda a extremidade ele esquadrinha, a pedra da escuridão e a da sombra da morte.
    4 Abre um poço de mina longe dos homens, em lugares esquecidos do pé; ficando pendentes longe dos homens, oscilam de um lado para outro.
    5 Da terra procede o pão, mas por baixo é revolvida como por fogo.
    6 As suas pedras são o lugar da safira, e tem pó de ouro.
    7 Essa vereda a ave de rapina a ignora, e não a viram os olhos da gralha.
    8 Nunca a pisaram filhos de animais altivos, nem o feroz leão passou por ela.
    9 Ele estende a sua mão contra o rochedo, e revolve os montes desde as suas raízes.
    10 Dos rochedos faz sair rios, e o seu olho vê tudo o que há de precioso.
    11 Os rios tapa, e nem uma gota sai deles, e tira à luz o que estava escondido.
    12 Porém onde se achará a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?
    13 O homem não conhece o seu valor, e nem ela se acha na terra dos viventes.
    14 O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo.
    15 Não se dará por ela ouro fino, nem se pesará prata em troca dela.
    16 Nem se pode comprar por ouro fino de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira.
    17 Com ela não se pode comparar o ouro nem o cristal; nem se trocará por jóia de ouro fino.
    18 Não se fará menção de coral nem de pérolas; porque o valor da sabedoria é melhor que o dos rubis.
    19 Não se lhe igualará o topázio da Etiópia, nem se pode avaliar por ouro puro.
    20 Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?
    21 Pois está encoberta aos olhos de todo o vivente, e oculta às aves do céu.
    22 A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.
    23 Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar.
    24 Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.
    25 Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas;
    26 Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões;
    27 Então a viu e relatou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou.
    28 E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.

  • 1 Coríntios 14

    1 Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.

    1 Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
    2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
    3 Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
    4 O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
    5 E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
    6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?
    7 Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?
    8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
    9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
    10 Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.
    11 Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.
    12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
    13 Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.
    14 Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
    15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
    16 De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?
    17 Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
    18 Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.
    19 Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
    20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
    21 Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.
    22 De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
    23 Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?
    24 Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
    25 Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.
    26 Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
    27 E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
    28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
    29 E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
    30 Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
    31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
    32 E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
    33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
    34 As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
    35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.
    36 Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?
    37 Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
    38 Mas, se alguém ignora isto, que ignore.
    39 Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.
    40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.