B Bíblia.teo
História do Hino 389

Lava-me ó Deus

Autor original
M. D'Angelo
Versão
Paulo Leivas Macalão

Sobre o autor

Paulo Leivas Macalão (1903–1982)
Brasil

Nascido em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, em 17 de setembro de 1903, Paulo Leivas Macalão é a figura mais presente na Harpa Cristã: 188 hinos traduzidos e 56 de autoria própria — 244 ao todo, cerca de 46,5% das letras do hinário.

Seu trabalho nasceu de um problema prático. O missionário sueco Samuel Nyström traduzia a hinódia escandinava de forma literal, sem domínio pleno do português, e os versos resultantes não encaixavam nas melodias. Coube a Macalão adaptar os textos, reorganizar compassos e, em vários casos, recriar a melodia — o que o tornou o principal elaborador do hinário.

Em paralelo, teve 52 anos de ministério pastoral: fundou e presidiu o Ministério de Madureira, ergueu o primeiro templo da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro (Bangu, 1933) e inaugurou a catedral de Madureira em 1º de maio de 1953. Morreu em 26 de agosto de 1982, aos 79 anos.

O hino

Letra (português)
Estrofe 1
Tua justiça eu quero cumprir,
Alegremente me vou batizar
Por imersão, para Cristo seguir
E meus pecados, assim sepultar.
Estrofe 2
Quando das águas eu ressuscitar,
Já criação nova sou em Jesus;
Posso e Ele servir e honrar,
Por crer na obra sublime da cruz.
Estrofe 3
Com toda força, meu bom Salvador,
Teu santo nome eu invocarei,
Para que eu vá de valor em valor,
Ao céu de luz, onde descansarei.

Fontes

https://www.cooperadoresdoevangelho.org/2023/07/harpa-crista-n-389-lava-me-o-deus.html