Queres Perdão
Sobre o autor
Nascido em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, em 17 de setembro de 1903, Paulo Leivas Macalão é a figura mais presente na Harpa Cristã: 188 hinos traduzidos e 56 de autoria própria — 244 ao todo, cerca de 46,5% das letras do hinário.
Seu trabalho nasceu de um problema prático. O missionário sueco Samuel Nyström traduzia a hinódia escandinava de forma literal, sem domínio pleno do português, e os versos resultantes não encaixavam nas melodias. Coube a Macalão adaptar os textos, reorganizar compassos e, em vários casos, recriar a melodia — o que o tornou o principal elaborador do hinário.
Em paralelo, teve 52 anos de ministério pastoral: fundou e presidiu o Ministério de Madureira, ergueu o primeiro templo da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro (Bangu, 1933) e inaugurou a catedral de Madureira em 1º de maio de 1953. Morreu em 26 de agosto de 1982, aos 79 anos.
O hino
Paz e repouso no coração?
O que farás para teres a luz?
Com toda a força - Crê em Jesus;
Se hoje queres em Cristo crer.
Inda que morto hás de viver;
Deixa este mundo enganador,
Crê só em Cristo. teu Salvador.
Em nosso meio, chora por ti;
Ele te ama; queres a luz?
Queres vitória? - Crê em Jesus,
Sim! Hoje creio no Salvador,
E minha vida, meu Redentor;
Nas minhas lutas, o Capitão;
Creio em Cristo de coração.
Ruge em torno com mui furor
Não desanimes por tua cruz,
Olha pra cima - Crê em Jesus;
E nas terríveis provas d'horror,
Segue avante com teu Senhor,
Ele te guarda da corrupção
E te liberta da tentação.