O Que Buscas Ansioso?
Sobre os autores
Compositor evangélico norte-americano. Assumiu o ministério musical ao lado do evangelista Daniel Webster Whittle após a morte de Philip P. Bliss no desastre ferroviário de Ashtabula, em 1876.
É o autor da melodia de There Shall Be Showers of Blessing, que abre a Harpa Cristã como Chuvas de Graça (hino 1), publicada por Ira D. Sankey em Gospel Hymns No. 4 (1883).
Datas de nascimento e morte não confirmadas nas fontes consultadas.
Nascido em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, em 17 de setembro de 1903, Paulo Leivas Macalão é a figura mais presente na Harpa Cristã: 188 hinos traduzidos e 56 de autoria própria — 244 ao todo, cerca de 46,5% das letras do hinário.
Seu trabalho nasceu de um problema prático. O missionário sueco Samuel Nyström traduzia a hinódia escandinava de forma literal, sem domínio pleno do português, e os versos resultantes não encaixavam nas melodias. Coube a Macalão adaptar os textos, reorganizar compassos e, em vários casos, recriar a melodia — o que o tornou o principal elaborador do hinário.
Em paralelo, teve 52 anos de ministério pastoral: fundou e presidiu o Ministério de Madureira, ergueu o primeiro templo da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro (Bangu, 1933) e inaugurou a catedral de Madureira em 1º de maio de 1953. Morreu em 26 de agosto de 1982, aos 79 anos.
O hino
Ó perdido pecador?
Tudo que tens por precioso,
Murchará qual linda flor!
Quando teu fim chegar,
Quando teu fim chegar,
Há de cessar o teu gozo,
Mas vai o crente entrar,
Mas vai o crente entrar,
Num lar eterno de repouso!
Que nos querem seduzir,
Mas espinhos tÊm, que dores,
Hão de sempre produzir;
Mas Cristo, o Salvador,
Mas Cristo, o Salvador,
De Saron é linda rosa,
Tem excelente odor,
Tem excelente odor,
E alegra a alma desditosa!
Que te trazem perdição;
E aceita de bom grado
A Jesus no coração.
Vida eternal terás;
Vida eternal terás;
Sim, fruirás santo gozo;
Cristo será tua paz,
Cristo será tua paz,
E os altos céus o teu repouso.