26/06/2026 - Dia 177
total de 4 leituras para este dia
  • Deuteronômio 31

    1 Depois foi Moisés, e falou estas palavras a todo o Israel,

    1 Depois foi Moisés, e falou estas palavras a todo o Israel,
    2 E disse-lhes: Da idade de cento e vinte anos sou eu hoje; já não poderei mais sair e entrar; além disto o SENHOR me disse: Não passarás o Jordão.
    3 O SENHOR teu Deus passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, para que as possuas; Josué passará adiante de ti, como o SENHOR tem falado.
    4 E o SENHOR lhes fará como fez a Siom e a Ogue, reis dos amorreus, e à sua terra, os quais destruiu.
    5 Quando, pois, o SENHOR vo-los der diante de vós, então com eles fareis conforme a todo o mandamento que vos tenho ordenado.
    6 Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.
    7 E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o SENHOR jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la.
    8 O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.
    9 E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do SENHOR, e a todos os anciãos de Israel.
    10 E ordenou-lhes Moisés, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos,
    11 Quando todo o Israel vier a comparecer perante o SENHOR teu Deus, no lugar que ele escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel aos seus ouvidos.
    12 Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao SENHOR vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei;
    13 E que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao SENHOR vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual ides, passando o Jordão, para a possuir.
    14 E disse o SENHOR a Moisés: Eis que os teus dias são chegados, para que morras; chama a Josué, e apresentai-vos na tenda da congregação, para que eu lhe dê ordens. Assim foram Moisés e Josué, e se apresentaram na tenda da congregação.
    15 Então o SENHOR apareceu na tenda, na coluna de nuvem; e a coluna de nuvem estava sobre a porta da tenda.
    16 E disse o SENHOR a Moisés: Eis que dormirás com teus pais; e este povo se levantará, e prostituir-se-á indo após os deuses estranhos na terra, para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a minha aliança que tenho feito com ele.
    17 Assim se acenderá a minha ira naquele dia contra ele, e desampará-lo-ei, e esconderei o meu rosto dele, para que seja devorado; e tantos males e angústias o alcançarão, que dirá naquele dia: Não me alcançaram estes males, porque o meu Deus não está no meio de mim?
    18 Esconderei, pois, totalmente o meu rosto naquele dia, por todo o mal que tiver feito, por se haverem tornado a outros deuses.
    19 Agora, pois, escrevei-vos este cântico, e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca, para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Israel.
    20 Porque introduzirei o meu povo na terra que jurei a seus pais, que mana leite e mel; e comerá, e se fartará, e se engordará; então se tornará a outros deuses, e os servirá, e me irritarão, e anularão a minha aliança.
    21 E será que, quando o alcançarem muitos males e angústias, então este cântico responderá contra ele por testemunha, pois não será esquecido da boca de sua descendência; porquanto conheço a sua {boa}) imaginação, o que ele faz hoje, antes que o introduza na terra que tenho jurado.
    22 Assim Moisés escreveu este cântico naquele dia, e o ensinou aos filhos de Israel.
    23 E ordenou a Josué, filho de Num, e disse: Esforça-te e anima-te; porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que lhes jurei; e eu serei contigo.
    24 E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei.
    25 Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do SENHOR, dizendo:
    26 Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.
    27 Porque conheço a tua rebelião e a tua dura cerviz; eis que, vivendo eu ainda hoje convosco, rebeldes fostes contra o SENHOR; e quanto mais depois da minha morte?
    28 Ajuntai perante mim todos os anciãos das vossas tribos, e vossos oficiais, e aos seus ouvidos falarei estas palavras, e contra eles por testemunhas tomarei o céu e a terra.
    29 Porque eu sei que depois da minha morte certamente vos corrompereis, e vos desviareis do caminho que vos ordenei; então este mal vos alcançará nos últimos dias, quando fizerdes mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira com a obra das vossas mãos.
    30 Então Moisés falou as palavras deste cântico aos ouvidos de toda a congregação de Israel, até se acabarem.

  • Salmos 119 97-120

    1 Alef. Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do SENHOR.

    1 Alef. Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do SENHOR.
    2 Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração.
    3 E não praticam iniqüidade, mas andam nos seus caminhos.
    4 Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.
    5 Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.
    6 Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos.
    7 Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos.
    8 Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente.
    9 Bet. Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
    10 Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
    11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
    12 Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos.
    13 Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.
    14 Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas.
    15 Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos.
    16 Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.
    17 Guímel. Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra.
    18 Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.
    19 Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.
    20 A minha alma está quebrantada de desejar os teus juízos em todo o tempo.
    21 Tu repreendeste asperamente os soberbos que são amaldiçoados, que se desviam dos teus mandamentos.
    22 Tira de sobre mim o opróbrio e o desprezo, pois guardei os teus testemunhos.
    23 Príncipes também se assentaram, e falaram contra mim, mas o teu servo meditou nos teus estatutos.
    24 Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros.
    25 Dálet. A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.
    26 Eu te contei os meus caminhos, e tu me ouviste; ensina-me os teus estatutos.
    27 Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim falarei das tuas maravilhas.
    28 A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra.
    29 Desvia de mim o caminho da falsidade, e concede-me piedosamente a tua lei.
    30 Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.
    31 Apego-me aos teus testemunhos; ó SENHOR, não me confundas.
    32 Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração.
    33 He. Ensina-me, ó SENHOR, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim.
    34 Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração.
    35 Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer.
    36 Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça.
    37 Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.
    38 Confirma a tua palavra ao teu servo, que é dedicado ao teu temor.
    39 Desvia de mim o opróbrio que temo, pois os teus juízos são bons.
    40 Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me na tua justiça.
    41 Vav. Venham sobre mim também as tuas misericórdias, ó SENHOR, e a tua salvação segundo a tua palavra.
    42 Assim terei que responder ao que me afronta, pois confio na tua palavra.
    43 E não tires totalmente a palavra de verdade da minha boca, pois tenho esperado nos teus juízos.
    44 Assim observarei de continuo a tua lei para sempre e eternamente.
    45 E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos.
    46 Também falarei dos teus testemunhos perante os reis, e não me envergonharei.
    47 E recrear-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado.
    48 Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amei, e meditarei nos teus estatutos.
    49 Záin. Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar.
    50 Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou.
    51 Os soberbos zombaram grandemente de mim; contudo não me desviei da tua lei.
    52 Lembrei-me dos teus juízos antiqüíssimos, ó SENHOR, e assim me consolei.
    53 Grande indignação se apoderou de mim por causa dos ímpios que abandonam a tua lei.
    54 Os teus estatutos têm sido os meus cânticos na casa da minha peregrinação.
    55 Lembrei-me do teu nome, ó SENHOR, de noite, e observei a tua lei.
    56 Isto fiz eu, porque guardei os teus mandamentos.
    57 Het. O SENHOR é a minha porção; eu disse que observaria as tuas palavras.
    58 Roguei deveras o teu favor com todo o meu coração; tem piedade de mim, segundo a tua palavra.
    59 Considerei os meus caminhos, e voltei os meus pés para os teus testemunhos.
    60 Apressei-me, e não me detive, a observar os teus mandamentos.
    61 Bandos de ímpios me despojaram, mas eu não me esqueci da tua lei.
    62 Å meia noite me levantarei para te louvar, pelos teus justos juízos.
    63 Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos.
    64 A terra, ó SENHOR, está cheia da tua benignidade; ensina-me os teus estatutos.
    65 Tet. Fizeste bem ao teu servo, SENHOR, segundo a tua palavra.
    66 Ensina-me bom juízo e ciência, pois cri nos teus mandamentos.
    67 Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra.
    68 Tu és bom e fazes bem; ensina-me os teus estatutos.
    69 Os soberbos forjaram mentiras contra mim; mas eu com todo o meu coração guardarei os teus preceitos.
    70 Engrossa-se-lhes o coração como gordura, mas eu me recreio na tua lei.
    71 Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.
    72 Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro ou prata.
    73 Iód. As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos.
    74 Os que te temem alegraram-se quando me viram, porque tenho esperado na tua palavra.
    75 Bem sei eu, ó SENHOR, que os teus juízos são justos, e que segundo a tua fidelidade me afligiste.
    76 Sirva pois a tua benignidade para me consolar, segundo a palavra que deste ao teu servo.
    77 Venham sobre mim as tuas misericórdias, para que viva, pois a tua lei é a minha delícia.
    78 Confundam-se os soberbos, pois me trataram duma maneira perversa, sem causa; mas eu meditarei nos teus preceitos.
    79 Voltem-se para mim os que te temem, e aqueles que têm conhecido os teus testemunhos.
    80 Seja reto o meu coração nos teus estatutos, para que não seja confundido.
    81 Cáf. Desfalece a minha alma pela tua salvação, mas espero na tua palavra.
    82 Os meus olhos desfalecem pela tua palavra; entrementes dizia: Quando me consolarás tu?
    83 Pois estou como odre na fumaça; contudo não me esqueço dos teus estatutos.
    84 Quantos serão os dias do teu servo? Quando me farás justiça contra os que me perseguem?
    85 Os soberbos me cavaram covas, o que não é conforme a tua lei.
    86 Todos os teus mandamentos são verdade. Com mentiras me perseguem; ajuda-me.
    87 Quase que me têm consumido sobre a terra, mas eu não deixei os teus preceitos.
    88 Vivifica-me segundo a tua benignidade; assim guardarei o testemunho da tua boca.
    89 Lámed. Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu.
    90 A tua fidelidade dura de geração em geração; tu firmaste a terra, e ela permanece firme.
    91 Eles continuam até ao dia de hoje, segundo as tuas ordenações; porque todos são teus servos.
    92 Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição.
    93 Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado.
    94 Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos.
    95 Os ímpios me esperam para me destruírem, mas eu considerarei os teus testemunhos.
    96 Tenho visto fim a toda a perfeição, mas o teu mandamento é amplíssimo.
    97 Mem. Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.
    98 Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.
    99 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.
    100 Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos.
    101 Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra.
    102 Não me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste.
    103 Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.
    104 Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.
    105 Nun. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
    106 Jurei, e o cumprirei, que guardarei os teus justos juízos.
    107 Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra.
    108 Aceita, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca, ó SENHOR; ensina-me os teus juízos.
    109 A minha alma está de contínuo nas minhas mãos; todavia não me esqueço da tua lei.
    110 Os ímpios me armaram laço; contudo não me desviei dos teus preceitos.
    111 Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração.
    112 Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim.
    113 Sámech. Odeio os pensamentos vãos, mas amo a tua lei.
    114 Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra.
    115 Apartai-vos de mim, malfeitores, pois guardarei os mandamentos do meu Deus.
    116 Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança.
    117 Sustenta-me, e serei salvo, e de contínuo terei respeito aos teus estatutos.
    118 Tu tens pisado aos pés todos os que se desviam dos teus estatutos, pois o engano deles é falsidade.
    119 Tu tiraste da terra todos os ímpios, como a escória, por isso amo os teus testemunhos.
    120 O meu corpo se arrepiou com temor de ti, e temi os teus juízos.
    121 Aín. Fiz juízo e justiça; não me entregues aos meus opressores.
    122 Fica por fiador do teu servo para o bem; não deixes que os soberbos me oprimam.
    123 Os meus olhos desfaleceram pela tua salvação e pela promessa da tua justiça.
    124 Usa com o teu servo segundo a tua benignidade, e ensina-me os teus estatutos.
    125 Sou teu servo; dá-me inteligência, para entender os teus testemunhos.
    126 Já é tempo de operares, ó SENHOR, pois eles têm quebrantado a tua lei.
    127 Por isso amo os teus mandamentos mais do que o ouro, e ainda mais do que o ouro fino.
    128 Por isso estimo todos os teus preceitos acerca de tudo, como retos, e odeio toda falsa vereda.
    129 Pe. Maravilhosos são os teus testemunhos; portanto, a minha alma os guarda.
    130 A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices.
    131 Abri a minha boca, e respirei, pois que desejei os teus mandamentos.
    132 Olha para mim, e tem piedade de mim, conforme usas com os que amam o teu nome.
    133 Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim iniqüidade alguma.
    134 Livra-me da opressão do homem; assim guardarei os teus preceitos.
    135 Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo, e ensina-me os teus estatutos.
    136 Rios de águas correm dos meus olhos, porque não guardam a tua lei.
    137 Tsádi. Justo és, ó SENHOR, e retos são os teus juízos.
    138 Os teus testemunhos que ordenaste são retos e muito fiéis.
    139 O meu zelo me consumiu, porque os meus inimigos se esqueceram da tua palavra.
    140 A tua palavra é muito pura; portanto, o teu servo a ama.
    141 Pequeno sou e desprezado, porém não me esqueço dos teus mandamentos.
    142 A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.
    143 Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer.
    144 A justiça dos teus testemunhos é eterna; dá-me inteligência, e viverei.
    145 Cof. Clamei de todo o meu coração; escuta-me, SENHOR, e guardarei os teus estatutos.
    146 A ti te invoquei; salva-me, e guardarei os teus testemunhos.
    147 Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra.
    148 Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra.
    149 Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade; vivifica-me, ó SENHOR, segundo o teu juízo.
    150 Aproximam-se os que se dão a maus tratos; afastam-se da tua lei.
    151 Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade.
    152 Acerca dos teus testemunhos soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre.
    153 Reish. Olha para a minha aflição, e livra-me, pois não me esqueci da tua lei.
    154 Pleiteia a minha causa, e livra-me; vivifica-me segundo a tua palavra.
    155 A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os teus estatutos.
    156 Muitas são, ó SENHOR, as tuas misericórdias; vivifica-me segundo os teus juízos.
    157 Muitos são os meus perseguidores e os meus inimigos; mas não me desvio dos teus testemunhos.
    158 Vi os transgressores, e me afligi, porque não observam a tua palavra.
    159 Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua benignidade.
    160 A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.
    161 Shin. Príncipes me perseguiram sem causa, mas o meu coração temeu a tua palavra.
    162 Folgo com a tua palavra, como aquele que acha um grande despojo.
    163 Abomino e odeio a mentira; mas amo a tua lei.
    164 Sete vezes no dia te louvo pelos juízos da tua justiça.
    165 Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.
    166 SENHOR, tenho esperado na tua salvação, e tenho cumprido os teus mandamentos.
    167 A minha alma tem observado os teus testemunhos; amo-os excessivamente.
    168 Tenho observado os teus preceitos, e os teus testemunhos, porque todos os meus caminhos estão diante de ti.
    169 Tav. Chegue a ti o meu clamor, ó SENHOR; dá-me entendimento conforme a tua palavra.
    170 Chegue a minha súplica perante a tua face; livra-me segundo a tua palavra.
    171 Os meus lábios proferiram o louvor, quando me ensinaste os teus estatutos.
    172 A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça.
    173 Venha a tua mão socorrer-me, pois escolhi os teus preceitos.
    174 Tenho desejado a tua salvação, ó SENHOR; a tua lei é todo o meu prazer.
    175 Viva a minha alma, e louvar-te-á; ajudem-me os teus juízos.
    176 Desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos.

  • Isaías 58

    1 Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.

    1 Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.
    2 Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegarem a Deus,
    3 Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.
    4 Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto.
    5 Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?
    6 Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
    7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
    8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.
    9 Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniqüamente;
    10 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
    11 E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.
    12 E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.
    13 Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
    14 Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.

  • Mateus 6

    1 Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.

    Mateus 6

    Fechar

    1 Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
    2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
    3 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
    4 Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.
    5 E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
    6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
    7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos
    8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
    9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
    10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
    11 O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
    12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
    13 E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
    14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
    15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
    16 E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
    17 Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
    18 Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
    19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
    20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
    21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
    22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
    23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
    24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
    25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
    26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
    27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
    28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
    29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
    30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
    31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
    32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
    33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
    34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.