Abominação Desoladora
Ato que causa revolta. Em Dn 9.27; 11.31; 12.11 a referência é ao altar pagão que ANTÍOCO Epífanes, em 168 a.C., mandou construir sobre o altar dos sacrifícios, que ficava em frente ao Templo. Jesus, ao usar essa expressão, estava se referindo ao fato de que os soldados romanos iriam colocar no Templo os seus estandartes, nos quais havia figuras de deuses pagãos (Mt 24.15).
Referências Bíblicas
Dn 9:27
27 E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.
Dn 11:31
31 E braços serão colocados sobre ele, que profanarão o santuário e a fortaleza, e tirarão o sacrifício contínuo, estabelecendo abominação desoladora.
Dn 12:11
11 E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.
Mt 24:15
15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;