Respondeu-lhe Deus em sonho: Bem sei que com sinceridade de coração fizeste isso; daí o ter impedido eu de pecares contra mim e não te permiti que a tocasses.
חָשַׂךְ ḥāśak
Aparece 27 vezes no Antigo Testamento, em 27 versículos.
Como a ARA traduz
Quantas vezes a ARA usa cada forma para traduzir חָשַׂךְ.
Definição do léxico de Strong, em inglês
to restrain or (reflexive) refrain; by implication, to refuse, spare, preserve; to observe
- to withhold, restrain, hold back, keep in check, refrain
- (Qal)
- to withhold, keep back, keep for oneself, keep from, hold in check, refrain, spare, reserve
- to restrain, check
- (Niphal) to assuage, be spared
- (Qal)
Origem: a primitive root; also interchangeable with H2821
Na King James: assuage, × darken, forbear, hinder, hold back, keep (back), punish, refrain, reserve, spare, withhold
Onde aparece 27 versículos
Texto da ARA; em destaque, o que traduz חָשַׂךְ.
Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.
e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o Senhor, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho,
Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?
Ouvindo Davi que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor, que pleiteou a causa da afronta que recebi de Nabal e me deteve de fazer o mal, fazendo o Senhor cair o mal de Nabal sobre a sua cabeça. Mandou Davi falar a Abigail que desejava tomá-la por mulher.
Então, tocou Joabe a trombeta, e o povo voltou de perseguir a Israel, porque Joabe deteve o povo.
Geazi, o moço de Eliseu, homem de Deus, disse consigo: Eis que meu senhor impediu a este siro Naamã que da sua mão se lhe desse alguma coisa do que trazia; porém, tão certo como vive o Senhor, hei de correr atrás dele e receberei dele alguma coisa.
Depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras e da nossa grande culpa, e vendo ainda que tu, ó nosso Deus, nos tens castigado menos do que merecem as nossas iniquidades e ainda nos deste este restante que escapou,
Por isso, não reprimirei a boca, falarei na angústia do meu espírito, queixar-me-ei na amargura da minha alma.
poderia fortalecer-vos com as minhas palavras, e a compaixão dos meus lábios abrandaria a vossa dor.
Se eu falar, a minha dor não cessa; se me calar, qual é o meu alívio?
que o mau é poupado no dia da calamidade, é socorrido no dia do furor?
Abominam-me, fogem para longe de mim e não se abstêm de me cuspir no rosto.
para guardar a sua alma da cova e a sua vida de passar pela espada.
que eu retenho até ao tempo da angústia, até ao dia da peleja e da guerra?
Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.
Deu livre curso à sua ira; não poupou da morte a alma deles, mas entregou-lhes a vida à pestilência.
No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.
A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda.
O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.
Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência.
O cobiçoso cobiça todo o dia, mas o justo dá e nada retém.
Livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos.
que feriam os povos com furor, com golpes incessantes, e com ira dominavam as nações, com perseguição irreprimível.
Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas.
Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados.
Assim diz o Senhor sobre este povo: Gostam de andar errantes e não detêm os pés; por isso, o Senhor não se agrada deles, mas se lembrará da maldade deles e lhes punirá o pecado.