Então, eu vos disse: não vos espanteis, nem os temais.
עָרַץ ʿāraṣ
Aparece 15 vezes no Antigo Testamento, em 15 versículos.
Como a ARA traduz
Quantas vezes a ARA usa cada forma para traduzir עָרַץ.
Definição do léxico de Strong, em inglês
to awe or (intransitive) to dread; hence, to harass
- to tremble, dread, fear, oppress, prevail, break, be terrified, cause to tremble
- (Qal)
- to cause to tremble, terrify
- (Niphal) to be awesome, be terrible
- to tremble, feel dread
- (Hiphil)
- to regard or treat with awe, regard or treat as awful
- to inspire with awe, terrify
- (Qal)
Origem: a primitive root
Na King James: be affrighted (afraid, dread, feared, terrified), break, dread, fear, oppress, prevail, shake terribly
Onde aparece 15 versículos
Texto da ARA; em destaque, o que traduz עָרַץ.
Não te espantes diante deles, porque o Senhor, teu Deus, está no meio de ti, Deus grande e temível.
e dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje, vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; que não desfaleça o vosso coração; não tenhais medo, não tremais, nem vos aterrorizeis diante deles,
Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.
Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.
Queres aterrorizar uma folha arrebatada pelo vento? E perseguirás a palha seca?
porque eu temia a grande multidão, e o desprezo das famílias me apavorava, de sorte que me calei e não saí da porta.
para fazeres justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem, que é da terra, já não infunda terror.
Deus é sobremodo tremendo na assembleia dos santos e temível sobre todos os que o rodeiam.
Então, os homens se meterão nas cavernas das rochas e nos buracos da terra, ante o terror do Senhor e a glória da sua majestade, quando ele se levantar para espantar a terra.
e meter-se-ão pelas fendas das rochas e pelas cavernas das penhas, ante o terror do Senhor e a glória da sua majestade, quando ele se levantar para espantar a terra.
Não chameis conjuração a tudo quanto este povo chama conjuração; não temais o que ele teme, nem tomeis isso por temível.
Ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai; seja ele o vosso temor, seja ele o vosso espanto.
Mas, quando ele e seus filhos virem a obra das minhas mãos no meio deles, santificarão o meu nome; sim, santificarão o Santo de Jacó e temerão o Deus de Israel.
Deixa-te estar com os teus encantamentos e com a multidão das tuas feitiçarias em que te fatigaste desde a tua mocidade; talvez possas tirar proveito, talvez, com isso, inspirar terror.