E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
ἐσμέν esmen
Aparece 53 vezes no Novo Testamento, em 51 versículos.
Como a ARA traduz
Quantas vezes a ARA usa cada forma para traduzir ἐσμέν.
Definição do léxico de Strong, em inglês
we are
- first person plural of "to be"
Origem: first person plural indicative of G1510
Na King James: are, be, have our being, X have hope, + (the gospel) was (preached unto) us
Onde aparece 51 versículos
Texto da ARA; em destaque, o que traduz ἐσμέν.
Mas o dia começava a declinar. Então, se aproximaram os doze e lhe disseram: Despede a multidão, para que, indo às aldeias e campos circunvizinhos, se hospedem e achem alimento; pois estamos aqui em lugar deserto.
Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.
Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?
Então, o injuriaram e lhe disseram: Discípulo dele és tu; mas nós somos discípulos de Moisés.
Alguns dentre os fariseus que estavam perto dele perguntaram-lhe: Acaso, também nós somos cegos?
Eu e o Pai somos um.
Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;
A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas.
Dessarte, matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.
Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem.
e nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém; ao qual também tiraram a vida, pendurando-o no madeiro.
Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles;
Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!
pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.
Agora, pois, notificai ao comandante, juntamente com o Sinédrio, que vo-lo apresente como se estivésseis para investigar mais acuradamente a sua causa; e nós, antes que ele chegue, estaremos prontos para assassiná-lo.
E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!
Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne.
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.
Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.
Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão.
Ou provocaremos zelos no Senhor? Somos, acaso, mais fortes do que ele?
Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
como também já em parte nos compreendestes, que somos a vossa glória, como igualmente sois a nossa no Dia de Jesus, nosso Senhor.
não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vossa alegria; porquanto, pela fé, já estais firmados.
Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.
Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus.
não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus,
Considere o tal isto: que o que somos na palavra por cartas, estando ausentes, tal seremos em atos, quando presentes.
Mas espero reconheçais que não somos reprovados.
Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.
Vós, porém, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque.
E, assim, irmãos, somos filhos não da escrava, e sim da livre.
Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.
porque somos membros do seu corpo.
Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.
porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.
Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança.
Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.
Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.
Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.
Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele:
Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.
E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranquilizaremos o nosso coração;
Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.
Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo.
Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.