quanto mais àqueles que habitam em casas de barro, cujo fundamento está no pó, e são esmagados como a traça!
דָּכָא dākāʾ
Aparece 18 vezes no Antigo Testamento, em 18 versículos.
Como a ARA traduz
A ARA geralmente não traduz esta palavra à parte: das 18 vezes em que ela aparece, só 18 têm tradução própria.
Definição do léxico de Strong, em inglês
to crumble; transitively, to bruise (literally or figuratively)
- to crush, be crushed, be contrite, be broken
- (Niphal)
- to be crushed
- to be contrite (figuratively)
- (Piel) to crush
- (Pual)
- to be crushed, be shattered
- to be made contrite
- (Hithpael) to allow oneself to be crushed
- (Niphal)
Origem: a primitive root (compare H1794)
Na King James: beat to pieces, break (in pieces), bruise, contrite, crush, destroy, humble, oppress, smite
Onde aparece 18 versículos
Texto da ARA; em destaque, o que traduz דָּכָא.
Seus filhos estão longe do socorro, são espezinhados às portas, e não há quem os livre.
Que fosse do agrado de Deus esmagar-me, que soltasse a sua mão e acabasse comigo!
Até quando afligireis a minha alma e me quebrantareis com palavras?
As viúvas despediste de mãos vazias, e os braços dos órfãos foram quebrados.
Ele conhece, pois, as suas obras; de noite, os transtorna, e ficam moídos.
Julgue ele os aflitos do povo, salve os filhos dos necessitados e esmague ao opressor.
Calcaste a Raabe, como um ferido de morte; com o teu poderoso braço dispersaste os teus inimigos.
Esmagam o teu povo, Senhor, e oprimem a tua herança.
Pois o inimigo me tem perseguido a alma; tem arrojado por terra a minha vida; tem-me feito habitar na escuridão, como aqueles que morreram há muito.
Não roubes ao pobre, porque é pobre, nem oprimas em juízo ao aflito,
Que há convosco que esmagais o meu povo e moeis a face dos pobres? — diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos.
Os seus grandes serão esmagados, e todos os jornaleiros andarão de alma entristecida.
Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.
Não se humilharam até ao dia de hoje, não temeram, não andaram na minha lei nem nos meus estatutos, que pus diante de vós e diante de vossos pais.
Pisar debaixo dos pés a todos os presos da terra,