Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à videira mais excelente; lavará as suas vestes no vinho e a sua capa, em sangue de uvas.
לְבוּשׁ lĕbûš
Aparece 32 vezes no Antigo Testamento, em 32 versículos.
Como a ARA traduz
Quantas vezes a ARA usa cada forma para traduzir לְבוּשׁ.
Definição do léxico de Strong, em inglês
a garment (literally or figuratively); by implication (euphemistically) a wife
- clothing, garment, apparel, raiment
Origem: or לְבֻשׁ; from H3847
Na King James: apparel, clothed with, clothing, garment, raiment, vestment, vesture
Onde aparece 32 versículos
Texto da ARA; em destaque, o que traduz לְבוּשׁ.
Vós, filhas de Israel, chorai por Saul, que vos vestia de rica escarlata, que vos punha sobre os vestidos adornos de ouro.
Chegando eles, pois, à pedra grande que está junto a Gibeão, Amasa veio perante eles; trazia Joabe vestes militares e sobre elas um cinto, no qual, presa aos seus lombos, estava uma espada dentro da bainha; adiantando-se ele, fez cair a espada.
Então, disse Jeú ao vestiário: Tira as vestimentas para todos os adoradores de Baal. E o fez.
e chegou até à porta do rei; porque ninguém vestido de pano de saco podia entrar pelas portas do rei.
tragam-se as vestes reais, que o rei costuma usar, e o cavalo em que o rei costuma andar montado, e tenha na cabeça a coroa real;
entreguem-se as vestes e o cavalo às mãos dos mais nobres príncipes do rei, e vistam delas aquele a quem o rei deseja honrar; levem-no a cavalo pela praça da cidade e diante dele apregoem: Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar.
Então, disse o rei a Hamã: Apressa-te, toma as vestes e o cavalo, como disseste, e faze assim para com o judeu Mordecai, que está assentado à porta do rei; e não omitas coisa nenhuma de tudo quanto disseste.
Hamã tomou as vestes e o cavalo, vestiu a Mordecai, e o levou a cavalo pela praça da cidade, e apregoou diante dele: Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar.
Então, Mordecai saiu da presença do rei com veste real azul-celeste e branco, como também com grande coroa de ouro e manto de linho fino e púrpura; e a cidade de Susã exultou e se alegrou.
Passam a noite nus por falta de roupa e não têm cobertas contra o frio.
de modo que estes andam nus, sem roupa, e, famintos, arrastam os molhos.
Pela grande violência do meu mal está desfigurada a minha veste, mal que me cinge como a gola da minha túnica.
se a alguém vi perecer por falta de roupa e ao necessitado, por não ter coberta;
quando eu lhe pus as nuvens por vestidura e a escuridão por fraldas?
A terra se modela como o barro debaixo do selo, e tudo se apresenta como vestidos;
Quem lhe abrirá as vestes do seu dorso? Ou lhe penetrará a couraça dobrada?
Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes.
Quanto a mim, porém, estando eles enfermos, as minhas vestes eram pano de saco; eu afligia a minha alma com jejum e em oração me reclinava sobre o peito,
Toda formosura é a filha do Rei no interior do palácio; a sua vestidura é recamada de ouro.
Pus um pano de saco por veste e me tornei objeto de escárnio para eles.
Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como uma veste, como roupa os mudarás, e serão mudados.
Tomaste o abismo por vestuário e a cobriste; as águas ficaram acima das montanhas;
então, os cordeiros te darão as vestes, os bodes, o preço do campo,
Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura.
A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.
Mas tu és lançado fora da tua sepultura, como um renovo bastardo, coberto de mortos traspassados à espada, cujo cadáver desce à cova e é pisado de pedras.
Quem é este que vem de Edom, de Bozra, com vestes de vivas cores, que é glorioso em sua vestidura, que marcha na plenitude da sua força? Sou eu que falo em justiça, poderoso para salvar.
Por que está vermelho o traje, e as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar?
Traz-se prata batida de Társis e ouro de Ufaz; os ídolos são obra de artífice e de mãos de ourives; azuis e púrpuras são as suas vestes; todos eles são obra de homens hábeis.
Erram como cegos nas ruas, andam contaminados de sangue, de tal sorte que ninguém lhes pode tocar nas roupas.
Porque o Senhor, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o Senhor dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.