B Bíblia.teo

Como a ARA traduz

dilúvio 12

Quantas vezes a ARA usa cada forma para traduzir מַבּוּל.

Definição do léxico de Strong, em inglês

a deluge

  • flood, deluge.
    • Noah's flood that submerged the entire planet earth under water for about a year

Origem: from H2986 in the sense of flowing

Observação: Some think Noah's flood was only local; however the description of it found in Genesis 6 through 8 makes this patently absurd. With the possible exception of Psalm 29:10, this word always refers to Noah's flood.

Na King James: flood

Onde aparece 12 versículos

Texto da ARA; em destaque, o que traduz מַבּוּל.

Gênesis 6:17 הַמַּבּוּל

Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá.

Gênesis 7:6 וְהַמַּבּוּל

Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a terra.

Gênesis 7:7 הַמַּבּוּל

Por causa das águas do dilúvio, entrou Noé na arca, ele com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.

Gênesis 7:10 הַמַּבּוּל

E aconteceu que, depois de sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.

Gênesis 7:17 הַמַּבּוּל

Durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra; cresceram as águas e levantaram a arca de sobre a terra.

Gênesis 9:11 הַמַּבּוּל, מַבּוּל

Estabeleço a minha aliança convosco: não será mais destruída toda carne por águas de dilúvio, nem mais haverá dilúvio para destruir a terra.

Gênesis 9:15 לְמַבּוּל

então, me lembrarei da minha aliança, firmada entre mim e vós e todos os seres viventes de toda carne; e as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir toda carne.

Gênesis 9:28 הַמַּבּוּל

Noé, passado o dilúvio, viveu ainda trezentos e cinquenta anos.

Gênesis 10:1 הַמַּבּוּל

São estas as gerações dos filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio.

Gênesis 10:32 הַמַּבּוּל

São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram disseminadas as nações na terra, depois do dilúvio.

Gênesis 11:10 הַמַּבּוּל

São estas as gerações de Sem. Ora, ele era da idade de cem anos quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio;

Salmos 29:10 לַמַּבּוּל

O Senhor preside aos dilúvios; como rei, o Senhor presidirá para sempre.