pôs-lhe o nome de Noé, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o Senhor amaldiçoou.
נֹחַ nōaḥ
Aparece 46 vezes no Antigo Testamento, em 39 versículos.
Como a ARA traduz
Quantas vezes a ARA usa cada forma para traduzir נֹחַ.
Definição do léxico de Strong, em inglês
Noach, the patriarch of the flood
Sentido literal: rest
- son of Lamech, father of Shem, Ham, and Japheth; builder of the ark which saved his family from the destruction of the world which God sent on the world by the flood; became the new seminal head of the human race because his family were the only survivors of the flood
Origem: the same as H5118; rest
Na King James: Noah
Onde aparece 39 versículos
Texto da ARA; em destaque, o que traduz נֹחַ.
Depois que gerou a Noé, viveu Lameque quinhentos e noventa e cinco anos; e teve filhos e filhas.
Era Noé da idade de quinhentos anos e gerou a Sem, Cam e Jafé.
Porém Noé achou graça diante do Senhor.
Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.
Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.
Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra.
Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.
Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.
E tudo fez Noé, segundo o Senhor lhe ordenara.
Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a terra.
Por causa das águas do dilúvio, entrou Noé na arca, ele com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.
entraram para Noé, na arca, de dois em dois, macho e fêmea, como Deus lhe ordenara.
No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram,
Nesse mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cam e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos;
De toda carne, em que havia fôlego de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca;
Assim, foram exterminados todos os seres que havia sobre a face da terra; o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus foram extintos da terra; ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca.
Lembrou-se Deus de Noé e de todos os animais selváticos e de todos os animais domésticos que com ele estavam na arca; Deus fez soprar um vento sobre a terra, e baixaram as águas.
Ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela que fizera na arca
À tarde, ela voltou a ele; trazia no bico uma folha nova de oliveira; assim entendeu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.
Sucedeu que, no primeiro dia do primeiro mês, do ano seiscentos e um, as águas se secaram de sobre a terra. Então, Noé removeu a cobertura da arca e olhou, e eis que o solo estava enxuto.
Então, disse Deus a Noé:
Saiu, pois, Noé, com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.
Levantou Noé um altar ao Senhor e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar.
Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.
Disse também Deus a Noé e a seus filhos:
Disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança estabelecida entre mim e toda carne sobre a terra.
Os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cam e Jafé; Cam é o pai de Canaã.
São eles os três filhos de Noé; e deles se povoou toda a terra.
Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha.
Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço
Noé, passado o dilúvio, viveu ainda trezentos e cinquenta anos.
Todos os dias de Noé foram novecentos e cinquenta anos; e morreu.
São estas as gerações dos filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio.
São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram disseminadas as nações na terra, depois do dilúvio.
Noé, Sem, Cam e Jafé.
Porque isto é para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não mais inundariam a terra, e assim jurei que não mais me iraria contra ti, nem te repreenderia.
ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus.
tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, não salvariam nem a seu filho nem a sua filha; pela sua justiça salvariam apenas a sua própria vida.