E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas.
רָקִיעַ rāqîaʿ
Aparece 17 vezes no Antigo Testamento, em 15 versículos.
Como a ARA traduz
Quantas vezes a ARA usa cada forma para traduzir רָקִיעַ.
Definição do léxico de Strong, em inglês
properly, an expanse, i.e., the firmament or (apparently) visible arch of the sky
- extended surface (solid), expanse, firmament
- expanse (flat as base, support)
- firmament (of vault of heaven supporting waters above)
- considered by Hebrews as solid and supporting 'waters' above
Origem: from H7554
Na King James: firmament
Onde aparece 15 versículos
Texto da ARA; em destaque, o que traduz רָקִיעַ.
Fez, pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez.
E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia.
Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.
E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez.
E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra,
Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.
Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.
Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder.
Sobre a cabeça dos seres viventes havia algo semelhante ao firmamento, como cristal brilhante que metia medo, estendido por sobre a sua cabeça.
Por debaixo do firmamento, estavam estendidas as suas asas, a de um em direção à de outro; cada um tinha outras duas asas com que cobria o corpo de um e de outro lado.
Veio uma voz de cima do firmamento que estava sobre a sua cabeça. Parando eles, abaixavam as asas.
Por cima do firmamento que estava sobre a sua cabeça, havia algo semelhante a um trono, como uma safira; sobre esta espécie de trono, estava sentada uma figura semelhante a um homem.
Olhei, e eis que, no firmamento que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu sobre eles uma como pedra de safira semelhando a forma de um trono.
Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.