Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino.
ἐπάνω epanō
Aparece 20 vezes no Novo Testamento, em 18 versículos.
Como a ARA traduz
Quantas vezes a ARA usa cada forma para traduzir ἐπάνω.
Definição do léxico de Strong, em inglês
up above, i.e., over or on (of place, amount, rank, etc.)
- above
- of place
- of number: more than
Na King James: above, more than, (up-)on, over
Onde aparece 18 versículos
Texto da ARA; em destaque, o que traduz ἐπάνω.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;
trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então, puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou.
E dizeis: Quem jurar pelo altar, isso é nada; quem, porém, jurar pela oferta que está sobre o altar fica obrigado pelo que jurou.
Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo o que sobre ele está.
e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que no trono está sentado.
Por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: Este é Jesus, o Rei dos Judeus.
E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela.
Porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denários e dar-se aos pobres. E murmuravam contra ela.
Inclinando-se ele para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou; e logo se levantou, passando a servi-los.
Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.
Ai de vós que sois como as sepulturas invisíveis, sobre as quais os homens passam sem o saber!
Respondeu-lhe o senhor: Muito bem, servo bom; porque foste fiel no pouco, terás autoridade sobre dez cidades.
A este disse: Terás autoridade sobre cinco cidades.
Quem vem das alturas certamente está acima de todos; quem vem da terra é terreno e fala da terra; quem veio do céu está acima de todos
Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem.
E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra.
lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo.